Dicas de Escrita #3: Perguntas sobre escrita e mercado literário que podem ser respondidas com um sonoro "NÃO."



Pergunta: É necessário pagar para ser publicado? 
Resposta: NÃO. 

P.: É preciso ter feito curso de Letras para ser escritor? 
R.: NÃO. 

P.: Eu tive a ideia de uma estória e comecei a escrever. Seria inteligente enviar meu manuscrito incompleto para uma editora, só para ouvir sua opinião? 
R.: NÃO. 

P.: Tenho que ler os clássicos para escrever bem? 
R.: NÃO. 

P.: Quero ser romancista. Devo começar escrevendo contos? 
R.: NÃO. 

P.: Como brasileiro, só posso escrever estórias que se passam no Brasil? 
R.: NÃO. 

P.: Só devo escrever sobre personagens que pertençam ao mesmo grupo social que eu? 
R.: NÃO. 

P.: Entrei em contato com uma agência literária, perguntando qual o procedimento para ser agenciado, e eles disseram que eu deveria pagar para que eles lessem o meu trabalho e depois decidirem se vão me agenciar ou não. Devo pagar? 
R.: NÃO. 

P.: O mercado literário brasileiro é muito ruim e não vai para a frente. Olho para o mercado americano e vejo que contistas recebem $10.000 por conto. Devo começar a escrever em outras línguas e publicar no mercado estrangeiro? 
R.: NÃO.

P.: Enviei meu manuscrito para um revisor. Ele vai roubar a minha ideia e fazer milhões?
R.: NÃO.



créditos: liveabout.com

Pergunta: Livros de não-ficção publicam muitas mentiras. Seria bom ter uma entidade governamental que verificasse se o que está escrito neles é verdade, antes de sua publicação? 
Resposta: NÃO.

 P.: Li um livro de um escritor brasileiro e não gostei. É melhor eu não criticá-lo, para não prejudicar o crescimento do mercado literário brasileiro? 
R.: NÃO. 

P.: Tive a ideia de que o meu mundo de fantasia foi criado por deuses incestuosos há 99999 anos atrás. Coloco isso no prólogo? 
R.: NÃO. 

P.: E no prefácio? 
R.: NÃO. 

P.: E os mapinhas, pode? 
R.: NÃO. 

P.: Vi um vídeo de um escritor famoso que disse que estava parado por anos, entregue às bebidas, porque estava com bloqueio criativo. Devo parar de escrever por causa disso? 
R.: NÃO. 

P.: Existe bloqueio criativo? 
R.: NÃO. 

P.: Mas fulano disse que… 
R.: NÃO. 

P.: Lendo biografias de autores em orelhas de livros, vi que a maioria deles já escrevia desde os dois anos de idade, foi publicado aos cinco e cresceu “cercado por pilhas de livros que iam do chão até o teto”. E eu comecei a escrever agora, aos 39 anos. Devo desistir por causa disso? 
R.: NÃO. 

P.: Devo deixar de ler algum autor por causa de sua posição política? 
R.: NÃO. 

P.: Tenho tantos livros em casa que vou morrer de velhice antes de ler todos. Devo parar de comprar livros novos? 
R.: NÃO.


Continue lendo. Continue escrevendo.

Não se esqueça de se inscrever no blog! É só clicar no link do canto superior direito!

Comentários

Postagens mais visitadas