Crônica #4: Algorítimo

Todo mundo conhece aqueles anúncios chatos de internet. Eles até que são toleráveis. Mas, às vezes, passam dos limites... 

ALGORÍTIMO


Coloquei todas as minhas contas em débito automático. A tecnologia é mesmo uma maravilha. Tudo vai sendo pago sem que eu tenha que fazer nada. Nada além de trabalhar e ganhar dinheiro. 

Por não mais precisar ficar nadando em correspondência, nem esperando em filas de banco, estou cheio de tempo livre. O capitalismo realmente revolucionou a vida das pessoas. Se, antes, as pessoas separavam um dia da semana só para lavar roupa, hoje eu poderia ficar jogando videogame, assistindo animê, vendo séries... 

Mas minha mulher me obrigou a fazer compras para ela. Ela ordenou que eu ficasse atualizando os sites; apertando F5 toda hora, para pegar promoções. Os produtos promocionais são limitados e várias mulheres (e/ou seus maridos) ficam espreitando o melhor momento para comprá-los, como predadores. Tem que ser rápido; a concorrência é feroz. Eu fico no desktop e minha mulher, no notebook. 

Eu achava que as minhas peripécias de internet tinham acabado quando deixei de ser um gamer hardcore. Mas me enganei. Eu tinha me esquecido do quão engraçada é a rede mundial de computadores. De Volta para o Futuro havia previsto que teríamos hoverboards. Mas o que temos de fato? Videos de gato. É gato se assustando; é gato caindo; é gato de tudo quanto é jeito. 

Tem isso, e também tem os anúncios. Ah... os anúncios! Aqueles que ninguém nunca pediu, mas existem mesmo assim. Hoje mesmo, eu me deparei com esse daqui, ao lado de uma foto de um homem sorridente: 

“Este pai ganha oito mil reais por semana sem sair sair de casa!” 

Tentador… Tentador… Afinal, quem não gostaria de ganhar milhares sem ter que sair de sua residência? Eu quase cliquei no anúncio. Quase. Eu teria clicado... se não fosse eu mesmo naquela foto. 

O que eles estão pensando? Acham que sou retardado? Mas não é a culpa deles. A culpa é do sistema. Ou melhor, é do algoritmo; essas porcarias são geradas automaticamente. E, quase sempre, são ridículas. Inteligência artificial, uma ova. Burrice artificial, isso sim! Por exemplo, o que eles acham que alguém vai pensar quando ver o anúncio: 

“Ex-padre vence câncer terminal e hoje ganha dez mil por mês com ações.” 

O que é esta merda? Não. Sério. Qualquer energúmeno sabe que, para ganhar dinheiro no mercado de ações, tem que ter investido antes. Se ele ganha dez mil/mês, é porque colocou um milhão. Mas esse nem é o principal ponto. O ponto principal é… 

POR QUE UM EX-PADRE?! 

Qual o objetivo do algoritmo com isso? Só por que eu pesquisei “o que significa corpus christi” na internet agora vai ficar aparecendo coisa de padre em todo canto? E por que um EX-PADRE?! Não sei dos outros, mas eu tenho medo de ex-padres. Foi um deles que agarrou o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima nas Olimpíadas de Atenas, impedindo o brasileiro de vencer a corrida. Eu tenho é medo desses caras!

Outros anúncios estranhos são: “Coma isto para emagrecer!” com a foto de uma coisa nojenta que eu nem sequer sei o nome e não comeria nem se me pagassem; “Poliglota de 14 anos fala 15 idiomas e vai ser diplomata”; ou “Mais de 20 milhões estão viciados neste jogo!” com a ilustração de duas garotas bundudas estilo animê. 

Quem clicaria nessas bostas?! 

Mas o que mais me chamou a atenção, o que quebrou o recorde, foi este: 

“Mãe solteira esconde do marido que ganha R$ 3,5 mil por semana com emprego em casa.” 

Não sei, cara... Parece falso. A construção da frase é meio esquisita. Não sei se é a sintaxe ou a semântica; faltei nessa aula de português. Mas a parte mais esquisita é a foto: a minha esposa com meu filho. 

— Ok, chega de internet por hoje! 

Desliguei o computador de uma só vez. Puxei o cabo mesmo. Computadores têm muita frescura para desligar do jeito certo.

 — Querido!  — gritou minha esposa. Ela veio correndo com o notebook em um braço, nosso filho no outro. 

— O que foi? 

— É o meu computador. Está com problema. Não liga. 

— O que você derrubou aí? Café? 

— Não, só estava olhando uns anúncios e a tela ficou preta. Será que está com vírus?

Comentários

Postagens mais visitadas