Bem-vindo ao meu blog!

Olá, me chamo Álex Souza e sou escritor há um ano.

Publico em vários gêneros de ficção, notadamente horror, mas estou começando a escrever crônicas e comédia. Sou natural de Aracaju-SE, mas atualmente moro no Rio de Janeiro, onde estudo Direito em uma federal. Na faculdade, escrevi alguns artigos científicos em revistas especializadas e em blogs (que você pode encontrar no meu linked in: https://www.linkedin.com/in/alexsouzalaw/).


Em abril completa um ano em que comecei a escrever ficção. Resolvi contabilizar o que escrevi, as rejeições e aceitações. Os números não são exatos, visto que não me organizei e é difícil ficar procurando e-mails (fora as seleções que se utilizam de formulários próprios). Vamos lá.

Romances: Escrevi uma novela de 150 páginas e estou escrevendo um romance dark fantasy que provavelmente terá mais de 400 páginas (cerca de 70% de andamento). Ao enviar a novela para editoras, duas responderam dizendo que não aceitam originais diretamente (tem que ser agenciado) e estou no aguardo da resposta de outras duas editoras. Estou esperando a Cia das Letras abrir para envio de originais. Eles sempre abriam em maio, mas, com a questão da pandemia, estão fechados até essa data.

Contos: Escrevi oito contos e estou finalizando outro, de 7.000 palavras (estou em cerca de 80%). Desses, quatro foram publicados (três em antologias e um independente, na Amazon). Rejeições: Agora a parte boa rs. Lembrando que mando o mesmo conto para vários lugares. Fui rejeitado ao menos oito vezes por revistas literárias, sempre com e-mails padrão. Respondi de volta pedindo feedback personalizado. Consegui para dois contos. Estou no aguardo de outras duas revistas. Em antologias, foram ao menos três rejeições. Nenhuma mandou e-mail, nem sequer padrão.

No exterior: Também escrevo em inglês. Então também tenho várias rejeições de lá da gringa. Fui rejeitado ao menos quatro vezes por sites gringos. Três responderam com e-mails padrão (destaque para o New Yorker) e um quedou silente. Nenhum respondeu quando pedi feedback.

Tentei participar do retiro para escritores Clarion West, mas fui reprovado. Recebi e-mail padrão. Não responderam quando pedi um retorno personalizado.

Em resumo: Enfim, foram oito contos e uma novela, que somaram, ao menos, 16 rejeições. Mas acredito que devo ter tido pelo menos 30 rejeições, se somarmos com os que não respondem, nem mesmo com mensagens padrão. E, mesmo quando respondem, o e-mail fica perdido no meu inbox. Aí fica impossível saber o número exato se não houver um controle.

Não gastei menos de R$ 1000,00 em leituras críticas. Cada conto desses tem, pelo menos, uma leitura crítica de, em média, R$ 100,00.

Vou me organizar melhor esse ano. Pretendo ter, ao menos, 50 rejeições. E sim: eu me pauto pelas rejeições, pois rejeição é a regra. E é bom ser rejeitado, pois lhe deixa “cascudo”. É absolutamente normal eu acordar de manhã e ter um e-mail dizendo “obrigado, mas esse conto não é o que procuramos no momento…”. Já nem me incomodo mais; não sinto nada.

Por fim, recomendo um vídeo que fala por que você deve ter o máximo de rejeições possível: https://www.youtube.com/watch?v=Fnol1zXkFeE

Ah, e não se esqueçam de se inscrever no blog!

É isso, galera!

Comentários

Postagens mais visitadas