Meu problema com as plataformas de cursos online

Como bem sabem, eu tenho problemas com cursos e livros de escrita. Fiz três Masterclasses e achei uma baita perda de tempo e dinheiro. O único apelo deles é a quantidade de pessoas famosas ensinando, mas os cursos são básicos demais, além de caros. Fiz dois cursos de escrita de roteiro no Domestika, que, apesar de serem bem mais em conta, também te tratam como um mero iniciante. 


Talvez o problema seja justamente esse: os cursos te nivelam por baixo. Eles começam com uma introdução bem do comecinho, te falam o que é um conto, que você vai ser um escritor melhor escrevendo contos, que tem que valorizar a primeira página, "mostre, não conte" e blá blá blá. Se você assistir dois cursos seguidos, de dois criadores de conteúdo diferentes, vai acabar vendo a mesma coisa duas vezes.


Isso me lembra dos youtubers--particularmente dos youtubers de musculação. Lá por volta de 2012-2013, a maromba estava (vai um trocadilho aí?) bombando  no Brasil. Os vídeos de Léo Stronda tinham milhões de views, e os jargões dele estavam na boca do povo. Só que aí um monte de gente começou a fazer vídeo de musculação também. Eles falavam, principalmente, de suplementos alimentares. E as marcas de suplemento, que não são bobas nem nada, começaram a patrocinar esses canais. O resultado foi um monte de gente falando exatamente a mesma coisa (até porque os patrocinadores faziam o roteiro deles). Por exemplo, se você clicasse em qualquer vídeo que falasse de creatina, ia ver um cara fortinho dizer: "Creatina é o principal suplemento para força. Ela é usada por 90% dos atletas olímpicos. Você toma todo dia depois do treino, mas demora umas duas semanas para fazer efeito...". Aí vamos dizer que você gostou e quer mais informações. Você clica em outro vídeo. E o que o cara fala? "Creatina é o principal suplemento para força. Ela é usada por 90% dos atletas olímpicos..."


Deja vu.


Um fenômeno parecido acontece no mercado editorial. (E, provavelmente, em todo lugar, mas eu obviamente não tenho como constatar isso, e o tema do blog é, principalmente, a escrita). Muita gente grava cursos de escrita, e parece que eles não se assistem uns aos outros. Todos acabam falando a mesma coisa.


É por isso que aprendi a não gastar meu tempo e dinheiro em cursos previamente gravados. Eles têm que atender a um público amplo, e eles escolhem ir pelo caminho de tratar todo mundo como se fossem crus. Eles fazem cursos genéricos que tratam dos temas mais batidos:

- Jornada do Herói

- Estrutura de três arcos

- O Círculo da História de Dan Harmon

- O Quociente M.I.C.E (quando muito)


O problema é que eu já sei sobre tudo isso e um pouco mais. Não que eu seja gênio nem nada. Longe disso. Eu apenas sentei e li o material original desses assuntos, além de já ter visto vários vídeos GRATUITOS no Youtube.


Eu gostaria de algo mais personalizado, ao invés de um curso genérico. Um workshop em que eu esteja em contato direto com o orientador talvez seja a melhor saída. No caso de curso online, bastaria que os criadores de conteúdo dividissem turmas de básico, intermediário e avançado. E que falem de algo que eu ainda não sei.


"Ah, mas não dá para adivinhar!"


Tá, então comecem a falar de algo que eu provavelmente não sei. Falem de técnicas pouco conhecidas, de autores pouco conhecidos. Falem de métodos internacionais. Entrem em detalhes. Diversifiquem. Assim, vocês vão se diferenciar de outros criadores de conteúdo e crescerão ainda mais.


E talvez eu até compre seu curso.

Comentários

Postagens mais visitadas