Review #7: Pandorum (2009)

"Event Horizon feito do jeito certo" é como eu gosto de me referir a esse filme. Os dois títulos são muito parecidos, mas Pandorum acerta aonde o filme de 1997 erra.


Título: Pandorum
Direção: Christian Alvart
Roteiro: Travis Milloy, Bronwen Hughes
Duração: 108 min
País de origem: Reino Unido, Alemanha
Data de Lançamento: 26/09/2009

Reassisti esse filme após muitos anos, e valeu muito a pena. É um filmaço. Eu realmente não consegui encontrar muitas falhas aqui, mesmo procurando muito.

(Bem, na verdade, o filme começa um pouco cliché. Mas fora isso, nada).

Um membro da tripulação de uma nave colonial acorda do hipersono após um mal funcionamento. A nave foi lançada após o colapso do planeta Terra, e eles estão indo povoar um mundo parecido com o nosso. Todos os humanos estão dormindo; mas a tripulação acorda de dois em dois anos para a manutenção da nave.

Ele logo descobre que a nave virou uma espécie de anarquia. Monstros humanoides canibais caçam as pessoas, e as pessoas também caçam umas às outras. O protagonista também descobre estar sofrendo de "Pandorum", termo que se refere a uma psicose extrema, causada pelo espaço sideral.



Confesso que, até agora, essa descrição não impressiona tanto. Parece apenas mais um exemplo da obsessão que a ficção científica tem com futuros sombrios causados por mudança climática e guerras. Mas não se engane: a execução é ótima. A ação e ambientação são ótimas e te mantêm ligado no filme. O terror funciona, impulsionado pela claustrofobia e boa mixagem de som. O final é um baita de um plot twist.

As cenas de ação funcionam muito bem, e são muitas. É aquele tipo de ação editada para ter cortes muito rápidos, típica do Paul W. S. Anderson (e que é muito criticada nos filmes dele). Mas funciona muito bem aqui. Ah, e o Paul, diretor original de Event Horizon, serve como produtor desse longa.

O elenco inclui Norman Reedus (de The Walking Dead e Death Stranding) e Cung Le (ex-lutador de MMA). Não conheço o resto do elenco, nem a equipe de produção. Mas todos estão operantes e fazem bem seu papel.

Que pena que o filme flopou na bilheteria. Estava planejado para ter uma prequel e uma sequel, que, obviamente, nunca foram para frente.

Em conclusão, temos uma versão melhorada de Event Horizon, ou, ainda um sucessor espiritual, que acerta no que o anterior erra. Realmente, um dos filmes mais subestimados da ficção científica.

Comentários

Postagens mais visitadas